Notícia


SBTMO Entrevista: Dr. Marcelo Pasquini

Atualizado em: 01/08/2019


Saiba o que esperar da parceria da SBTMO e CIBMTR

Durante o Congresso SBTMO 2019, o Dr. Marcelo Pasquini, diretor científico sênior no CIBMTR, falou ao SBTMO Entrevista sobre o acordo de colaboração estabelecido entre a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e o Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR). 

 

Dr. Pasquini também respondeu a mais estas duas questões abaixo: 

1) Como o sr. avalia a importância do convênio do CIBMTR (Center for International Blood and Marrow Transplant Research) e SBTMO para formatar este registro de dados de TMO brasileiros? 

É um grande avanço nas colaborações entre as duas organizações. Os centros de transplantes brasileiros e a sociedade têm uma longa história em colaborações, aonde centros brasileiros compartilham dados dos resultados dos transplantes. Essa parceria, formalizará uma relação aonde a sociedade terá acesso a atividade de transplantes diretamente a fim de entender a casuística brasileira. 

2) De que maneira o sr. acredita que a geração destes dados irá contribuir com o fortalecimento do TMO nacional?

O entendimento do que está ocorrendo a nível de Brasil em termos de tipos de transplantes, indicações, demografia dos pacientes em um agregado  único favorecerá a implementação de projetos de pesquisa e a compreensão de como podemos aumentar o acesso do paciente a esse tratamento. Os resultados dos transplantes no país ainda não sabemos, a não ser da atividade publicada por alguns centros. Essa colaboração entre o SBTMO e o CIBMTR irá proporcionar uma visão dos resultados para que o transplante seja implementado de maneira mais efetiva no futuro. 

Entendo que o transplante na realidade brasileira é uma grande vantagem para a sociedade, o que impacta em uma melhor utilização desse tratamento complexo e eventualmente uma melhoria do resultados em geral

LEIA TAMBÉM:

Registro Brasileiro de Dados do TMO é alvo do IV Encontro de Gerenciadores de Dados em Transplante de Medula Óssea

AMEO promove curso de Capacitação de Gestores de Banco de Dados de TMO 

Novos Passos: SBTMO e CIBMTR firmam parceria


Leia também


II Encontro de Oncol

6º Congresso Todos

Curso da Escola Bras

HEMO 2019


QUERO RECEBER NOVIDADES



SBTMO 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Purpose Agency